Informe NIEAAB

02/10/2013 16:32

Prezados amigos do NIEAAB,

No dia 15 de agosto o NIEAAB, encerrou seu primeiro curso junto aos professores da rede publica municipal e estadual sobre as DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA, com uma duração de 20 horas. A jornada de formação aconteceu nas dependências do auditório do NDI – Núcleo de Desenvolvimento Infantil – que também contou com a prestimosa colaboração de sua diretora, que nos acolheu dando todo suporte necessário ao bom desenvolvimento do nosso trabalho.  Foram cinco encontros onde foi possível discutir além das diretrizes as várias possibilidades do trabalho, como também dos limites impostos pelas diretrizes.

Embora existindo ha uma década, constatamos que tais diretrizes são praticamente desconhecidas da maioria dos docentes, e que também contam com pouco apoio dos poderes instituídos, embora exista uma farta documentação a respeito, e pelo desconhecimento da maioria sua implantação torna-se ainda mais difícil.

Os encontros foram marcados pela participação ativa dos professores, alguns gestores, que puderam relatar suas angustias, as resistências sempre presentes, e a certeza de embora se tenha avançado muito, ainda nos resta um longo caminho a percorrer.

Além das apresentações utilizadas ao longo do curso, disponibilizadas aos docentes participantes, também foi disponibilizados aos professores um rico conjunto de fontes para o trabalho com a temática em suas unidades escolares, que ficarão disponíveis em nossa página.

Por fim, ficou a necessidade de continuidade do trabalho, com a divulgação das Diretrizes nas escolas, levando a discussão mais próxima a realidades dos docentes. O NIEAAB se comprometeu a fazer este trabalho junto às unidades escolares.

O NIEAAB agradece a participação de todos que contribuíram para que esta pequena jornada de formação ocorresse com sucesso, especialmente a diretora do NDI e ao bolsista Fristtram, o nosso muito obrigado especial.

PROFESSOR CARLOS EDUARDO DOS REIS.

COODENADOR

___________________________________________________________________________

Para os participantes com menos de 3 faltas cliquem aqui para gerem os seus  CERTIFICADOS .

___________________________________________________________________________

Os slides usados durante cinco (5) aulas, estão disponível para download    em baixo
1 – Ensino de História da África na Escola- Problemas e Perspectivas

2 – Prefácio – ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS