Observatório História e Saúde – África lusófona


Observatório História e Saúde – ObservaRH

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Casa de Oswaldo Cruz / Segetes – MS / OPAS-Brasil

 

História do trabalho e da educação na África lusófona e no Timor-Leste
Bibliografia
Versão 1

Por Marina Souza
Historiadora

Revisão Técnica
Isa Claudia Pontes Duarte
Bibliotecária

Como subsídio às ações de cooperação técnica nas áreas de gestão do trabalho e da educação na saúde no âmbito da comunidade de países de língua portuguesa, este documento apresenta referências bibliográficas relativas à historia do trabalho e educação nos países africanos de língua portuguesa e no Timor-Leste. Estão listadas referências classificadas segundo as regiões e países. Estão incluídos livros, capítulos de livros, teses, dissertações e artigos. A bibliografia é parcial, de modo que, poderá ser atualizada à medida que forem acrescidas novas referências. Para publicações disponíveis gratuitamente em meio eletrônico, foi incluído o endereço de acesso ao final da referência.

África lusófona 


Educação

AZEVEDO, Rafael Ávila de. A universidade portuguesa em África. Boletim do Instituto de Angola.  Angola, n. 17, p. 49-58, jan.-dez. 1963.

AZEVEDO, Rafael Ávila de. Política de ensino em África. Revista de Estudos de Ciências Políticas e Sociais, Lisboa, n. 13, 1958.

AZEVEDO, Rafael Ávila de. Relance sobre a educação em África: (fundamentos e perspectivas). Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1963. 153 p.

FONSECA, Maria Luisa de Solla Mendes da. Projecto ensino-aprendizagem da língua portuguesa no ensino básico na Guiné-Bissau:uma estratégia de cooperação para o desenvolvimento? 1995. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de Relações Interculturais, Departamento de Relações Interculturais, Universidade Aberta Língua Portuguesa, Lisboa, 1995.

FREIRE, Paulo.  A África ensinando a gente: Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe. São Paulo: Paz e Terra, 2003. 228 p.

MARTINHO, Ana Maria. A língua portuguesa em África: educação, ensino, formação. Évora: Editorial Pendor, 1995. 101 p.

PEREIRA, Jorge Paulino. Sobre o ensino da engenharia nos países africanos de língua portuguesa. In: XII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO DAS UNIVERSIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2002, Luanda. Artigo. Luanda: AULP, 2002. p. 225 – 233.

PORTUGAL. Ministério do Ultramar. Direcção-Geral do Ensino. Ensino, educação, cultura e missões católicas no Ultramar: l egislação publicada na metrópole e sumário das providências legislativas da competência provincial em 1964. Lisboa: Imprensa Nacional, 1965. 221 p.

Trabalho

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE LISBOA. Algumas palavras sobre a questãso do trabalho nas colonias poetuguezas d’Africa e especialmente nas ilhas de S. Thomé e Príncipe. Lisboa: Typ. de Casttro Irmão, 1872. 47 p.

 

Angola  


Educação

BRITO NETO, Manuel. Historia e educação em Angola: da ocupação colonial ao MPLA. 2005. 260 f. Tese (Doutorado em Educação) – Curso de Educação, Departamento de Educação, Universidade de Campinas, Campinas, 2005. Disponível em: <http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000377847>

SILVA NETO, Teresa Jose Adelina da. Contribuição a historia da educação e cultura de Angola: grupos nativos, colonização e a independência. 2005. 170 f. Tese (Doutorado em Educação) – Curso de Educação, Departamento de Educação, Universidade de
Campinas, Campinas, 2005. Disponível em: <http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000352435>

TOMÁS, Domingos. O papel dos meios de comunicação social na educação em Angola, do período précolonial à independência em 1975. 1994. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de Educação, Departamento de Educação, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 1994.

NGULUVE, Alberto Kapitango. Política Educacional Angolana (1976-2005): organização, desenvolvimento e perspectivas. 2006. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de Educação, Departamento de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05062007-115100/>

RODRIGUES, Adriano Vasco. Contribuiçao para a história do ensino em Angola. A grande batalha da educaçao na década de 60. Africana, v. 5, p. 247-296, set. 1989.

ROSA, Manuel Ferreira. O ponto e o rumo do ensino ultramarino. Luanda: Lello, 1973. 360 p.

SILVA, Elisete Marques da. O papel societal do sistema de ensino da Angola colonial, (1926-1974). Revista Internacional de Estudos Africanos, Lisboa, n. 16-17, p. 103-130, 1992-1994.

ROCA, Zoran. As “Crianças de rua” em Angola: um estudo das necessidades e dos potenciais para a introdução do ensino básico informal. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2000. 156 p.

SILVA, Elisete Marques. Educação e inserção no sistema-mundo: o caso de Cabo Verde. Revista Internacional de Estudos Africanos, Lisboa, n. 14-15, p. 219-240, 1991.

ROSA, Manuel Ferreira. Ensino rudimentar para indígenas em Angola e na Guiné portuguesa. Boletim Cultural da Guiné Portuguesa, Lisboa, v. 6, n. 24, p. 805-884, 1951.

FERREIRA, Maria João da Silva Mendes. Educação e transições em Angola: (o impacto das mudanças políticas e económicas na realidade educacional entre 1992-1996). 1997. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de Estudos Africanos, Departamento de Estudos Africanos, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Lisboa, 1997.

SOARES, Amadeu Castilho. A universidade em Angola: a sua criação em 1962. Episteme: revista multidisciplinar da Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, ano 5, n. 13-14, p. 1-12, 2004.

SAMUELS, Michael Anthony. Education in Angola, 1878-1914: a history of culture transfer and administration. New York: Teachers College Press, 1970. 185p.

DIAS, Gastão Sousa. O ensino em Angola. Revista de Ensino, v. 4, n.10, p. 125-130, 1955.

COSTA, Manuel Fernandes. O ensino na província de Angola. Revista Ultramar, ano 5, v. 1, n. 15, 1964.

ANDRÉ, António Miguel. Meninos de rua ou meninos de Estado: a educação não-formal em Angola. In: SIMSON, Olga R. de M. Von; PARK, Margareth B.; FERNANDES,

Renata S. (Orgs.). Educação não-formal: cenários da criação. Campinas: Unicamp/ Centro de Memória, 2001.

ESPÍRITO SANTO, Francisco do. História recente da educação em Angola. In: Iª SEMANA SOCIAL NACIONAL, 99, 1999, Luanda. Educação para uma cultura de paz. Luanda: CEAST – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, 2000.

Trabalho

OLIVEIRA, Mário António de. Para a história do trabalho em Angola. Instituto do Trabalho, Previdência e Acção Social: boletim trabalho, Luanda, n. 2, p. 20, 1963.

RODRIGUES, Cristina Udelsmann. O trabalho dignifica o homem: estratégias de sobrevivência em Luanda. Lisboa: Colibri, 2006. 274 p.

FARIA, Ana Maria. Angola: uma perspectiva diferente. Além – Mar, n. 366, p. 19-21, nov. 1989.

CUNHA, Almeida e. Problemas de trabalho em Angola. Trabalho, n. 11, p. 43-52, 1965. SILVA,

Fernando Diogo da. Huambo: mão-de-obra rural no mercado de Angola: para a formação de uma política de desenvolvimento equilibrado. Luanda: Fundo de Acção Social no Trabalho em Angola (F.A.S.T.A.), 1968. 394 p.

RODRIGUES, Cristina Udelsmann. Trabalho Assalariado e Estratégias de Sobrevivência e Reprodução de Famílias em Luanda. 2003. 382 f. Tese (Doutorado em Estudos Africanos Interdisciplinares em Ciências Sociais) – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Lisboa, 2003. Disponível em: < https://repositorio.iscte.pt/handle/10071/612>

SILVA, Fernando Diogo da. Huambo: mão-de-obra rural no mercado de Angola: para a formação de uma política de desenvolvimento equilibrado. Luanda: Fundo de Acção Social no Trabalho em Angola (F.A.S.T.A.), 1968. 394 p.

 

 

Moçambique

Educação

MAZULA, Brazão. Educação, cultura e ideologia em Moçambique: 1975-1985. Lisboa: Edições Afrontamento, 1995. 275 p.

RODRIGUES, Casimiro Jorge Simões. As vicissitudes do sistema escolar em Moçambique na 2ª metade do século XIX: hesitações, equilíbrios e precariedades. 2007. 2 v. Tese (Doutorado em Educação) – Curso de História, Departamento de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2008.

ALMEIDA, Adelino Augusto Marques de. Panorama da educação em Moçambique, 1973. In: I CONGRESSO DA ACÇÃO NACIONAL POPULAR, 1973, Tomar. Primeira reunião técnica FAO-CCTA, sobre a produção e protecção do cafeeiro. Lisboa: Imprensa Nacional de Moçambique, 1973. 30 p.

REBELO, José. O lugar e o papel da educação não formal no desenvolvimento de Moçambique: a formação profissional dos bancários moçambicanos a partir de 1987, e a sua articulação com o desenvolvimento. 1997. 202 f. Dissertação (Mestrado em Educação)
– Curso de Desenvolvimento Social e Económico em África, Departamento de Estudos Africanos, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Lisboa, 1997.

PANORAMA do ensino na Província de Moçambique. Lourenço Marques: Direcção Provincial dos Serviços de Educação, 1965. 71 p.

GOMES, Miguel Buendia. A educação moçambicana: a historia de um processo 1962- 1984. 1993. 307 f. Tese (Doutorado em Educação) – Curso de Educação, Departamento de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

GONÇALVES, António Cipriano Parafino. A concepção de politecnia em Moçambique: contradições de um discurso socialista (1983-1992). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 3, p. 601-619, set.-dez. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v33n3/a14v33n3.pdf>

MOÇAMBIQUE, República Popular. Constituição da República Popular de Moçambique (1975). Sistema Nacional de Educação. Linhas Gerais e Lei n. 4/83. Maputo: Minerva Central, 1985.

LOPES, José de Sousa Miguel. Formação de professores primários e identidade nacional em Moçambique. 1995. 315 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de Faculdade de Educação, Departamento de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1995.

JOHNSTON, A. Study, produce and combat: education and mozambican state – 1962-1984. Stockholm: Institute of International Education/University of Stockholm, 1989.

LOPES, José de Sousa Miguel. Cultura acústica e letramento em Moçambique: em busca de fundamentos antropológicos para uma educação intercultural. São Paulo: EDUC, 2004. 672 p.

Trabalho

PENVENNE, Jeanne Marie. African workers and colonial racism: Mozambican strategies and struggles. Portsmouth: Heinemann, 1994. 229 p.

KATHLEEN E., Sheldon. Pounders of grain : a history of women, work, and politics in Mozambique. Portsmouth: Heineman, 2002. 331 p.

DAVIES, Yussufo Adam Robert; HEAD, Judith. Mozambique labour to Rhodesia. Mozambican Studies, S.l., n. 2, p. 58-70, 1981.

SOUTO, Amelia Neves de. O acto colonial, Mocambique 1930-1932: trabalho, imigracao, descentralizacao. In: III REUNIÃO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DE ÁFRICA – ACTAS, 2000, Lisboa. A África e a instalação do sistema colonial (c. 1885 – c. 1930). Lisboa: Iict-Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga, 2000. p. 231 – 242.

CAPELA, Jose. Plantacao e trabalho forçado em Mocambique. In: III REUNIÃO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DE ÁFRICA – ACTAS, 2000, Lisboa. A África e a instalação do sistema colonial (c. 1885 – c. 1930). Lisboa: Iict-Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga, 2000. p. 431-440.

COLAÇO, J. C. Trabalho como política em Moçambique: do período colonial ao regime socialista. In: FRY, P. (Org.). Moçambique. Rio de Janeiro: Ensaios, 2001, p. 91-110.

MACHEL, S. A classe trabalhadora deve conquistar e exercer o poder na frente da ciência e da cultura. Maputo: Universidade Eduardo Mondlane, 1976.


Cabo Verde

Educação

SANTIAGO, Rosa Maria Silva. Prática de formação e desenvolvimento profissional e social: um contibuto para a formação contínua dos professores do ensino básico em Cabo Verde. 2001. 202 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Departamento de Ciencias Sociais Aplicadas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2001. Disponível em: <http://dspace.fct.unl.pt/handle/10362/321>

CORREIA, Virgílio Gomes. Cabo Verde educação e desenvolvimento. 1996. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de Estudos Africanos, Departamento de Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Lisboa, 1996.

AFONSO, Maria Manuela. Educação e classes sociais em Cabo Verde. 1996. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de Desenvolvimento Social, Departamento de Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Lisboa, 1996.

CARDOSO, Manuela. Cabo Verde e São Tomé e Príncipe: educação e infra-estruturas como factores de desenvolvimento. Porto: Edições Afrontamento, 2007. 430 p.

MONIZ, Elias Alfama. Percalços do ensino colonial em Cabo Verde: Século XVI aos anos 40 do século XX. Revista E-Curriculum PUCSP, São Paulo, v. 3, n. 1, dez. 2007. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/766/76630106.pdf>

CARVALHO, Maria Adriana Sousa. A construção social do discurso educativo em Cabo Verde (1911-26): um contributo para a história da educação.Cidade da Praia: Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, 2007.

Trabalho

ARAÚJO, Rui. Comissões de serviço na base: ou a compra de lealdades a troco de um pão precário. Correio quinze, ano II, n. 29, p. 12-13, 1995.


Guiné-Bissau

Educação

CÁ, Lourenço Ocuni. A educação durante a colonização portuguesa na Guiné-Bissau (1471 – 1973). Rev. Online Bibl. Prof. Prof. Joel Martins, Campinas, v. 2, n. 1, p. 1-19, out. 2000.

DÂMASO, Maria Fernanda R. Educação e formação de quadros na Guiné-Bissau. 1996. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de Desenvolvimento Social e Econômico em África, Departamento de Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Lisboa, 1996.

CÁ, Lourenço Ocuni. Perspectiva histórica de organização do sistema educacional da Guiné-Bissau. Campinas: [s.n.], 2005. Não paginado.

OLIVEIRA, Rosiska. Darcy de. Guiné-Bissau: reinventar a educação. Lisboa: Sá da Costa, 1977. Não paginado.

MOREIRA, Margarida Mira. Escolas populares: respostas da sociedade às insuficiências do Estado da Guiné-Bissau no domínio da educação. 1997. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de Estudos Africanos, Departamento de Estudos Africanos, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Lisboa, 1997.

RIBEIRO, Isabel Quinhones Levy Araújo. Dinâmica do ensino popular na Guiné- Bissau: o caso das escolas populares do bairro de quelele uma alternativa para o futuro do sistema educativo. 2001. 161f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia), Universidade Aberta, Lisboa, 2001.
Disponível em: <http://www.inepbissau.org/Publica%C3%A7%C3%B5es/TeseseDisserta%C3%A7%C3%B5es/tabid/62/Def ault.aspx>

HANDEM, Diana Lima; FERNANDES, Raúl Mendes. O papel da mulher na reprodução da força do trabalho. Brise: boletim de informação sócio-económica, ano 4, n. 1, p. 27-40, jan. 1988.

Trabalho

SIDERSKY, Pablo. As relações de trabalho numa sociedde de cultivadores de arroz: o caso dos balcutas da região de Tombali. Soronda – revista de estudos guineenses, n. 3, p. 21-38, jan. 1987.

BALDÉ, Uri. Os conflitos de trabalho. Bise: boletim de informação sócio-económica, ano 9, n. 1, p. 11-16, mai. 1993.



São Tomé e Príncipe

CARDOSO, Manuela. Cabo Verde e São Tomé e Príncipe: educação e infra-estruturas como factores de desenvolvimento. Porto: Edições Afrontamento, 2007. 430 p.

AMADO, Lúcio Barbosa Neto. São Tomé e Príncipe no período pós-colonial (de 1975 a 1991): o percurso do sistema educativo. 2002. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação)
– Curso de Desenvolvimento Social e Economico em África, Departamento de Estudos Africanos, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa , Lisboa, 2002.

CEITA, Bilaine Carvalho. Recursos humanos são-tomenses: importância e contributo no processo de desenvolvimento de São Tomé e Princípe. 2009. Não paginado. Dissertação (Mestrado em Educação)
– Curso de Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais, Departamento de Estudos Africanos, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Lisboa, 2009.

MARTELO, António José Oliveira C. A cooperação Portugal – São Tomé e Príncipe na: (1975- 2005). 2005. 2 v. Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de Estudos Africanos, Departamento de Estudos Africanos, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Lisboa, 2005.

Trabalho

Instituto do Trabalho, Previdência e Acção Social. da evolução das relações do trabalho em S. Tomé e Príncipe: 1485-1965. Imprensa Nacional, São Tomé, 1965. 16 p.

 

Timor-Leste

Educação

AMARANTE, Maria Inês. O telecurso brasileiro em Timor-Leste: comunicação sociocultural e educativa na educação a distância. Acolhendo a alfabetização nos países de língua portuguesa, São Paulo, ano 2, n. 4, 2008.

Disponível
em: <http://www.acoalfaplp.net/0004acoalfaplp/0004acoalfaplp_textos/2educjovadult/0042educjovadult01_form.pdf>

SILVA, Nilce da. A história da Educação no Timor-Leste e os seus distintos processos de alfabetização.
História da Educação, Pelotas, n. 18, p. 145-158, set. 2005.
Disponível em: < http://fae.ufpel.edu.br/asphe/revista/rev-18.pdf#page=145>

SOUZA, Maria Inez Salgado de; ALVES, Rita de Cássia. Transnacionalização da educação? A ajuda externa à educação em Timor Leste e o papel da Capes. In: IV Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente, 2008, Uberlândia Anais … Uberlândia: UFU, 2008. p. 1-16.
Disponível em: <http://www.simposioestadopoliticas.ufu.br/imagens/anais/pdf/DC48.pdf>

PAZETO, Antonio Elisio. Desafios da organização e da regulação da educação superior em Timor-Leste e a questão da capacitação institucional. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 15, n 56, p. 413-428, set. 2007.
Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v15n56/a07v1556.pdf>

Para o território de Macau* ver:

*Macau tornou uma Região Administrativa Especial da República Popular da China desde 1999. No período anterior a esta data, Macau foi colonizada e administrada por Portugal.

Educação

ARESTA, Antonio. A inovação curricular no ensino da filosofia em Macau (notas para um estudo). Administração: revista de administração pública de Macau, Macau, n. 22, v. 6, p. 807-820, dez. 1993. Disponível em:<http://www.macaudata.com/macauweb2/pdf_books/admin_mag/pdf_book_admin_am022_p.pdf#page=42>

SIMÕES, Rui. Uma educação para a diáspora: os discursos sobre a instrução em Macau em finais do século XIX. Administração: revista de administração pública de Macau, Macau, n. 22, v. 6, p. 821-829, dez. 1993.
Disponível em: <http://www.macaudata.com/macauweb2/pdf_books/admin_mag/pdf_book_admin_am022_p.pdf#page=42>

CHEONG, Ngai Mei. Ensino em Macau no período de transição. Administração: revista de administração pública de Macau, Macau, n. 22, v. 6, p. 831-846, dez. 1993.
Disponível em: <http://www.macaudata.com/macauweb2/pdf_books/admin_mag/pdf_book_admin_am022_p.pdf#page=42>

MENG, Cheong Chi. Educação livre e diversificada em Macau. Administração: revista de administração pública de Macau, Macau, n. 22, v. 6, p. 839-837, dez. 1993.
Disponível em: <http://www.macaudata.com/macauweb2/pdf_books/admin_mag/pdf_book_admin_am022_p.pdf#page=42>

DIAS, Luiz de Oliveira. Realidade e perspectivas do ensino superior em Macau. Administração: revista de administração pública de Macau, Macau, n. 22, v. 6, p. 857-863, dez. 1993.
Disponível em: <http://www.macaudata.com/macauweb2/pdf_books/admin_mag/pdf_book_admin_am022_p.pdf#page=42>

APARÍCIO, Armando Manuel da Silva. A ESFSM no contexto do ensino universitário do território. Administração: revista de administração pública de Macau, Macau, n. 22, v. 6, p. 865-884, dez. 1993.
Disponível em: <http://www.macaudata.com/macauweb2/pdf_books/admin_mag/pdf_book_admin_am022_p.pdf#page=42>