O Mapa da Violência 2012: A cor da homicídios no Brasil

Caros amigos o NIEAAB,  realizou no dia 28/11/2012 sua atividade referente ao Mês da Consciência Negra, um evento denominado “Lembrar para não esquecer”.

Embora com a presença reduzida, foi proveitoso no intuito de nos recordarmos desse passado sempre presente, quando nos referimos a situação dos negros e seus descendentes no Brasil.

A controversa politica das ações afirmativas e das cotas, levou  a um debate profícuo sobre a forma com que o Estado Brasileiro responde ao problema histórico da construção da Nação.

Mas apesar disto, a população Negra no Brasil, continua sofrendo as consequências do extermínio deliberado, principalmente os, Jovens Negros nas periferias das grande cidades brasileiras,  submetidas a falta de republicanismo.

E o que demonstra o recente relatório do Ministério da Justiça “O Mapa da Violência 2012: A cor da homicídios no Brasil”onde aponta um deliberado aumento da mortalidade de jovens negros, contra um queda deliberada dos homicídios de jovens brancos. O que mais chama atenção, é o crescimento de homicídios dos jovens negros na região nordeste brasileira.

O NIEAAB, disponibiliza esse relatório, em sua página para justamente “Lembrar para não esquecer”, para o assassinato de nossa gente, não é um problema a ser resolvido pelas próximas gerações, e sim agora.

Prof. Carlos E. Reis – Coordenador