PROJETO Racismo: combata, Defenda-se. RELATÓRIO ATIVIDADE N.2

07/06/2016 01:42

No dia 20.05.2016, o Núcleo NIEAAB, realizou a segunda atividade do Projeto Racismo: Combata, Defenda-se, no mini auditório do Centro de Ciências da Educação, Bloco D, sala 111.

O evento contou com a participação da Professora Doutora Eliane Debus, que atua no Departamento de Metodologia de Ensino, líder do Grupo de Pesquisa LITERALISE, que desenvolve pesquisa em literatura infantil, juvenil, formação de leitores, formação de professores e leitura literária. A exposição da Professora Debus, teve início com uma reflexão do papel da Literatura na formação humana, mostrando a importância de desenvolvermos ações que visem a formação literária de alunos e professores. A explanação seguiu com a Professora Debus, colocando a questão da Literatura Africana e Afro-brasileira, no contexto da Educação Básica no Brasil.

Em primeiro lugar, mostrou que se trata de um esforço enorme do Estado Brasileiro, no cumprimento da lei 10639/03, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A seguir a Professora, fez uma exposição das principais obras de alguns escritores da Literatura Africana, dedicada ao público infantil e juvenil, ressaltou a importância da Formação de Professores para formação literária das crianças. No final da exposição a Prof. Debus, abriu para as dúvidas do público presente.

A Professora Debus, disponibilizou aos presentes do encontro, a consulta de seu vasto acervo pessoal, composto de uma infinidade de obras literárias que hoje estão a disposição de professores e alunos para que se trabalhe as temáticas das Diretrizes Curriculares.

O evento contou com a participação de Professores da Rede Estadual de Ensino, com representantes da Secretaria de Estado da Educação, alunos do curso de História, Ciências Sociais, Letras, Biologia – presença da Professora Doutora Mariana Brasil e o Senhor Chefe de Departamento de Metodologia de Ensino.

O evento teve seu termino as 12h00min horas.

Para quem estive presente, favor, acesse o link abaixo e gere o seu certificado