Atividade de Junho: As Religiões Afro-Brasileiras na Área de conhecimento do Ensino Religioso

22/06/2016 09:50

O NIEAAB realizou em 17/06/2016, a terceira atividade do Projeto Racismo: Combata, Defenda-se, nas dependências do Centro de Ciências da Educação, no mini-auditório do bloco D, sala 109.

A atividade ocorreu no período das 13:00 ás 18:00 horas e contou com a participação dos Professores Doutores Elcio Cecchetti, membro titular do Comitê Nacional de Respeito a Diversidade Religiosa, e Marcos Antônio Rodrigues, pesquisador associado da FURB e membro do Centro Atabaque de Cultura Negra.

O Professor Elcio, iniciou sua exposição esclarecendo em primeiro lugar a diferença conceitual de alguns termos como ensino religioso, ensino laico e fez uma longa exposição sobre o surgimento do ensino religioso no Brasil, abordagem histórica, passando pelo regime de Padroado, no período Colonial, Império e República, ponderando como a questão aparece nas reformas de ensino e a legislação pertinente.

Ponderou ainda o professor, que com a República estabeleceu-se o ensino leigo/laico, assegurando a liberdade religiosa e a atuação da Igreja para retomar a primazia do ensino religioso. Na sua longa exposição, o Professor Elcio, traçou um quadro detalhado da constituição do Ensino Religioso na Educação Brasileira, ate os momentos atuais, quando o Estado assume o problema da diversidade religiosa e formula as atuais políticas vigentes no tratamento da questão.

Já o Prof. Marcos Antonio Rodrigues, privilegiou em sua exposição uma abordagem histórica de como nasceu a Intolerância Religiosa, frisando que tal questão não pode ser debatida e estudada sem se pensar no que constitui o processo da Diáspora Africana.

A exposição do Prof. Marcos Rodrigues, seguiu nos descrevendo as bases e iniciativas de uma luta mundial contra a intolerância religiosa contra os negros, apontando importantes iniciativas nesse sentido.

Após a exposição, abriu-se uma seção de debates onde os presentes puderam colocar suas dúvidas e levantar questões pertinentes a temática. O evento teve seu final as 18h00min horas.

Os materiais da apresentação do Prof. Elcio e Marcos Rodrigues, estarão a disposição para consulta na página do NIEAAB.

Florianópolis, 22/06/2016.

Anexo as transparências dos palestrantes:
– Prof. Dr. Elcio Cecchetti  – Ensino Religioso na Escola Brasileira
– Prof. Dr.  Marcos António Rodrigues – Apresentação NIEAAB

Comments