Seminário Etapa 1
TÍTULO DA ATIVIDADE: Ensino de História da África na Escola: Problemas e Perspectivas
OBJETIVOS E METODOLOGIA
Objetivos:
Trabalhar na capacitação de Professores, oferecendo jornadas e cursos de formação em temáticas específicas de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira.
Ementa:
ENSINO DE HISTÓRIA DA AFRICA NA ESCOLA: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS.
JUSTIFICATIVA:
Com a implantação definitiva das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira, descortinou-se de vez a lacuna existente na formação dos educadores e dos jovens estudantes brasileiros quanto ao ensino de História da África e do Brasil. Muitos Educadores tem a dificuldade em abordar a temática, pois além de lhes faltar uma formação e conhecimento que lhes possibilite abordar a questão sem os famosos preconceitos e estereótipos, o tema sempre esteve ausente dos currículos escolares ou das universidades, ou se limitando a umas poucas linhas sobre a escravidão ou a contribuição do negro na Cultura Brasileira. No que tange a História do Continente Africano, o silencio é quase absoluto, prevalecendo ainda uma visão estereotipada do exotismo do continente. Neste sentido acreditamos na possibilidade de desenvolver ações que propicie aos professores um conjunto de informações condizentes com a importância do tema e formação dos nossos estudantes e professores.
Público Alvo:
Professores atuantes nas Redes pública e municipal de Educação.
Número de Vagas: 20
Carga Horária do Curso: 20 horas
Horário: 14:00 as 18:00
Local: Auditório do Núcleo de desenvolvimento Infantil(NDI/UFSC/CED)
Período de Realização:
Maio: 16/05/2013.
Junho: 06/06/2013
Junho: 27/06/2013.
Julho: 04/07/2013
Julho: 11/07/2013.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Apresentação da proposta. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana – Questões para o Debate.
2. O ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira: dilemas na recepção da Lei 10639/03.
3. O Trabalho com a História da Pós-Abolição na Educação Básica.
4. Estratégias para o ensino de História E Cultura Afro-Brasileira.
5. A Escrita da História da África e dos Afro-Brasileiros – entre as leis e resoluções.
METODOLOGIA:
Nesta primeira etapa do trabalho, serão cinco encontro de 04 horas aulas, com uma carga horária total de 20 horas, em intervalos de 15 dias entre os encontros visando a leitura prévia do material a ser discutido presencialmente. O objetivo central é a discussão das Diretrizes Nacionais e as questões que ela levanta para a prática docente no contexto da Educação escolarizada.
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